Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Família

“Hoje em dia, a maioria dos adolescentes vê a família como um valor prioritário… mesmo se, por vezes, gostem de se afastar dela!”


As famílias actuais parecem-se muito pouco com as famílias do tempo dos nossos avós. É certo que nem toda a gente se divorcia, se separa ou volta a casar… Algumas leitoras terão os pais que viverem em união livre.
Uma família baseia-se sobretudo e em primeiro lugar, no AMOR. Os membros das nossas famílias estão juntos pelos sentimentos e não por questões de dever. A família já não é uma estrutura rígida onde cada um tinha um papel específico. As famílias são hoje alianças de indivíduos livres muito mais frágeis e mais conflituosas que antigamente.


TODOS TEMOS O DIREITO DE NOS EXPRIMIR:
Actualmente, a maioria das adolescentes têm um óptimo relacionamento e uma base de diálogo frequente com a família. Agora em família, podemos comunicar, falar de assuntos sensíveis como a sexualidade, a droga, o desemprego, a sida. A maior parte dos pais trata os filhos como pessoas na sua totalidade.
Quanto a nós raparigas, temos a sorte de estarmos em pleno século XXI, e nas nossas famílias a mãe ser igual ao pai, assume-se e isso torna-se um exemplo para nós.  


Falta de ar?
Por vezes, precisamos todas de dar umas escapadelas, estabelecer distâncias. A vida abre-se a novos horizontes: grandes amizades, primeiros amores, paixões, passatempos, compromissos… Cada uma fixa as suas prioridades segundo a sua personalidade.  Mesmo sendo uma parte da nossa vida mais importante a família passa um pouco para segundo plano na adolescência, e ainda bem! Enquanto adolescente precisamos de crescer e de aprender com os nossos próprios erros.


E tu? Como é a tua família? É a tua prioridade? 

Sem comentários:

Enviar um comentário