Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Escapadelas - Um momento só nosso!

“Sonhas com uma ilha deserta e com aventuras longínquas… ou muito simplesmente com um fim-de-semana, a sós, com a tua melhor amiga. BEM! Precisas mesmo de fazer umas férias da família!”


Nós adoramos os nossos pais, mas durante a adolescência achamos que eles ficam um bocado, para não dizer “muito” melgas, picam e não descolam e as vezes temos a sensação que estamos a ser tratadas como casos “anormais”.

Todos os interrogatórios que nos fazem dá vontade de correr para o quarto, fechar a porta à chave, e meter a música no MÁXIMO. Esquecer… partir… vaguear num país onde ninguém nos faça perguntas. E para além disso, todas as justificações que temos que dar quando queremos fazer alguma coisa. Para não falarmos de todas as outras pequenas chamadas de atenção que “gostam sempre de fazer”, sobre os nossos looks, os nossos namorados, as nossas amizades…
Forçosamente, começamos a ficar saturadas! 



SABER DAR UMA ESCAPADELA:

Em geral, os pais inquietos, ainda se tornam cada vez mais presentes. Além disso, quanto menos falamos com eles, menos liberdade nos dão porque a sua confiança em nós diminui. E aí estamos nós verdadeiramente sós dentro bolha. Perturbadas com todas estas discussões, sentimo-nos mal. Para poderem respirar um pouco aqui vão algumas dicas:

Primeira Etapa:
Fala, explica aos teus pais que tens necessidade de um universo bem teu. Negoceia a possibilidade de um acesso à Internet. Pede-lhes um telemóvel ou uma aparelhagem de som como prenda de aniversário. Todos estes equipamentos permitem a criação de um refúgio… do qual devemos sair de vez em quando. Pede-lhes autorização para receberes algumas amigas quando te apetecer, sem marcação ou autorização prévia.  

Segunda Etapa:
Negoceia saídas regulares que não sejam forçosamente nocturnas. Para passear na cidade, fazer compras sozinha… isto implica evidentemente uma discussão no plano financeiro que te dará mais autonomia.

Quanto mais responsável te mostrares, mais liberdade te darão. Se te “escapares” de uma forma pacífica e inteligente terás muito mais prazer em reencontrá-los e contar-lhes as tuas aventuras.


Um segredo só nosso:
Para dares uma “escapadela” com calma deves:
  • Se não te apetecer falar, diz-lhes mas sem agressividade. Isso também lhes acontece!
  • Começa por fazer baby-sitting para os amigos dos teus pais: isso vai habituá-los a ver-te sair à noite.
  • Convida os teus amigos para tua casa: os teus pais conhecem-nos melhor e ficam mais tranquilos (até mesmo para quando queres sair com alguns amigos, podes dizer que a pessoa “X” e “Y” também lá estão, assim ficam mais descansados e mais seguros e deixaram-te ir.
  • Não contes tudo a tua mãe, cultiva o teu próprio jardim secreto. 

E tu? Sentes necessidade de dares uma escapadela dos teus pais?

Sem comentários:

Enviar um comentário